sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
NOSSA SENHORA DO QUIXARÁ! AOS PÉS DA SANTÍSSIMA VIRGEM!
Cícero Menezes
“Remonta do Século XIX a tradição católica do povo do Antigo Quixará para com a Santíssima Virgem, aqui cultuada com o sublime título de Imaculada.
As fontes orais nos transmitem que o templo sagrado , atual Matriz, foi construído nos idos de 1868 pelo 1º Capelão Padre Henrique José Cavalcante, sacerdote lendário, revestido de dotes espirituais extraordinários, do mesmo patamar do Padre Ibiapina, peregrino do Nordeste.
Teria o Padre Henrique nos deixado a Capela construída, bem como o cemitério, dando ares de organização ao vilarejo.
Historiadores nos afirmam que o sacerdote teria vindo a Quixará a convite do Cel Francisco de Braga, fundador da Vila, atendendo pedido do Sr. Delfino José Pereira e sua filha, a Beata Mariquinha, residentes em sítio próximo, denominado de Lambedor, que clamavam por assistência espiritual para o povo da localidade.
No que tange à devoção à Virgem Imaculada, a tradição nos conta ainda que esta se proliferou com a doação da Imagem pelo fazendeiro da Cachoeira dos Gonçalves,que agradecendo à Virgem por uma graça alcançada teria esculpido-a em madeira e doado à capela.
Na oportunidade o fazendeiro agradecia a Nossa Senhora por ter protegido o seu povo da calamidade de uma grande seca que assolava a região.
Até hoje se renova essa tradição a cada ano e multiplicam-se os que veneram com devoção a fé dos nossos antepassados”.
Farias Brito/CE, antigo Quixará, terra de um povo bravo e lutador.
Agradeço ao professor Cícero Meneses, por escrever com tanta sabedoria a História deste povo.
Peço sua permissão para deixar aqui no blog SN, o registro de parte da nossa história.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário