segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Projeto do IFCE, em Juazeiro Norte no Ceará, é finalista da Febrace - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia

ALUNOS:  BRENO SILVA, SARAH MONIQUE E DAVI ALVES -  Foto: Maria Dias/Informações IFCE  

Os estudantes do campus do IFCE de Juazeiro do Norte/CE, Breno Silva da cidade de Farias Brito/CE, Sarah Monique e Davi Alves, são finalistas da 18ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

Os alunos, desenvolveram um equipamento integrado de baixo custo, que verifica a qualidade da água. 

A mostra acontece de 17 a 19 de março de 2020, na cidade de São Paulo.  

O  projeto Turbidímetro e Condutivímetro integrados de baixo custo, é um equipamento desenvolvido para verifica a qualidade da água, com base em dois parâmetros: turbidez e condutividade. 
Davi Alves,  a turbidez que mede a transparência, a partir da quantidade de partículas dissolvidas nesse líquido e a condutividade representa a facilidade, ou a dificuldade da passagem de eletricidade pela água. explica o aluno Davi.

 Breno Silva, é da cidade de Farias Brito/CE, aluno do Instituto e um dos idealizador do projeto. “Construímos um aparelho de baixo custo, preservando a precisão do mesmo e que avalia esses dois parâmetros”, destaca o aluno Breno.

Os produtos existentes no mercado custam em média R$ 3 mil e verificam esses parâmetros de forma separada: um equipamento verifica apenas condutividade e outro, turbidez. 

Os estudantes conseguiram um equipamento integrado que custa apenas R$ 300,00. De acordo com Sarah Monique, a redução do custo foi possível com a escolha de materiais mais simples na fabricação.

O projeto é orientado pelos professores Rodrigo Lemos e Flávio César.
Todos os estudantes e professores que participam da Febrace recebem, ao final do evento, um certificado de participação, medalhas e troféus para os melhores finalistas de cada categoria.

Os estudantes também, podem receber equipamentos (computadores, aparelhos de dvd, scanner, câmeras fotográficas, palm tops, calculadoras), certificados de diversas organizações em várias áreas científicas e algumas empresas e demais prêmios concedidos com apoio dos parceiros do evento.

A premiação da Febrace, concede ainda o credenciamento para participação como finalista em outras feiras.
Além disso, páginas contendo os perfis dos projetos finalistas da Febrace (vídeo, identificação dos autores e orientadores, resumo do projeto, pôster digital) serão disponibilizados para votação no início de março em http://febrace.org.br/virtual/.

Os quatro perfis mais votados até às 17h00 do dia 19/03, serão os projetos ganhadores do Prêmio Votação Popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário