quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Reconhecimento a DIEGO SILVA, 1º Lugar em Medicina na UFCA.2019

Aluno de Escola Pública do Município de Farias Brito/CE, 
DIEGO SILVA é aprovado em primeiro lugar para medicina na UFCA.




JOSÉ DIEGO SILVA ALVES,  solteiro, estudante, nasceu aos dias 02 de fevereiro de 2002, no Sítio Sizudo, aonde morou até os 6 anos de idade. Em 2008, mudou-se para Vila Lagoa Seca, distrito de Quincuncá, Farias Brito/CE, aonde mora até hoje. É filho de Francisco Deuvan Alves, Agente de Saúde da Vila Lagoa Seca e de Maria Iraneide Silva, Agricultora Familiar.


                                          foto inesquecível da sua turma de colégio!

Diego, iniciou seus estudos na escola publica municipal Duque de Caxias na Vila Lagoa Seca, zona rural do Município de Farias Brito/CE. Concluiu, o ensino fundamental na escola municipal Joaquim Ferreira dos Santos, na vila do Barreiro do Jorge, distrito de Quincuncá, Farias Brito/CE. Determinado a seguir estudando e, incentivado pelos pais, veio estudar na cidade de Farias Brito, na escola estadual Getúlio Vargas, aonde conluiou o ensino médio.



Sempre bem avaliado na escola, aonde estudou, Diego, sempre sobe enfrentar as dificuldades de um estudante filho de família de baixa renda. Levantava as 4:00 horas da manhã, pegava o transporte escolar do Município e viajava 18 km, até escola na cidade de Farias Brito/CE.

O café da manhã de todos os dias, era com um pão carteira na padaria PANIFIX O MANINHO, localiza na praça da coluna. Seguia para aula e retornava para casa as 13;00 horas.

Aos 17 anos, Diego, é APROVADO em primeiro lugar para MEDICINA na Universidade Federal do Cariri - UFCA.

Sempre muito tranquilo, obediente e respeitoso aos ensinamentos do Pai, Diego, assegura que esta preparado para enfrentar os desafios e vai superar todos com sabedoria e conhecimento e, leva consigo, a certeza de que "PLANEJANDO DAR CERTO".

Nossos Parabéns, que tudo de bom possa acontecer com você e todos nós, abençoados somos, dedicados somos, trabalhadores somos, estudioso, tu eis, temos a esperança, do verbo esperançar, que tudo  amanhã será bem melhor e vai ser.







terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A história do ciclismo em Altaneira, registrada no Blog de Altaneira, por Raimundo Soares Filho




28 de janeiro de 2020A participação dos altaneirenses no Desafio Terras Altas 20
Desafio em Terras Altas Ano 2020

Ciclistas altaneirenses após a premiação do Desafio Terras Altas (Foto: João Alves)

18 ciclistas altaneirenses participaram da segunda edição do Desafio Terras Altas realizada no último domingo (26/01) na Trilha Sítio Poças em Altaneira. A prova foi válida como primeira etapa do Campeonato Cearense XCO e da Copa MTB Altaneira.

As quatro ciclistas altaneirenses se sagraram Campeãs e vice-campeãs nas suas respectivas categorias, Raquel Guedes e Brenda Sonmora na Elite Feminino e Carmem Jacqueline e Meirislene Teles na Estreante Feminino.

A situação se repetiu na categoria Estreante Masculino 2, Adeilton Silva foi Campeão e Elis Pio foi o vice-campeão, já na categoria Peso Pesado, para atletas com peso acima de 100 quilos, o Pódio foi todo altaneirense. Edycler Jefferson foi o Campeão, Italo Duarte foi o vice e Eduardo Amorim chegou na terceira colocação.

O Campeão altaneirense Higor Gomes, que retorna as atividades após uma temporada em São Paulo foi vice-campeão na categoria Sub 23 e Juliano Rodrigues chegou em terceiro lugar. Jonathan Soares teve problemas na sua bicicleta e abandonou a prova.

O professor Paulo Robson também conseguiu Pódio na estreia de sua nova categoria a Master A2 para ciclistas de 35 a 39 anos, terminando a prova na quinta colocação. Já Lino Júnior chegou em quinto lugar na categoria Master B1 para ciclistas de 40 a 45 anos.

A grande novidade foi os Pódios das crianças, Gleilson da Silva foi Campeão Infanto-Juvenil e Cícero Guilherme foi o Campeão da categoria Juvenil.

12 crianças participaram da categoria Kids, mas sem disputam de posições, todas receberam medalhas de participação.

Os ciclistas altaneirenses disputaram o Desafio em duas equipes a TSP/MegaSom e a TSP/Ascon.

Higor Gomes ganhou a Camisa Branca com Bolinhas Azul de Líder Local e Raquel Guedes ganhou a Camisa Laranja de Líder da Elite Feminino.

Confiram os Pódios dos ciclistas altaneirenses no Desafio Terras Altas 2020:











segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Congresso vê como utopia aprovar prioridades de Bolsonaro em ano eleitoral




O presidente Jair Bolsonaro com ministros ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O presidente Jair Bolsonaro com ministros ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi AlcolumbreImagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


RESUMO DA NOTÍCIA

  • Planalto pretende aprovar cinco reformas econômicas e 14 propostas em 2020.
  • Congresso deve trabalhar mais só no 1º semestre por causa das eleições municipais.
  • Lideranças dizem que aprovar tudo o que o governo quer é pouco provável.
O governo Jair Bolsonaro (sem partido) pretende aprovar neste ano pelo menos cinco reformas econômicas e outros 14 projetos (veja lista ao final do texto).

Na avaliação de líderes do Congresso, sem base articulada e com o calendário eleitoral, o pacotão ambicioso do Planalto não será aprovado integralmente.
No entendimento dos congressistas, parte dos projetos que tramitam pela Casa muda estruturalmente as bases do sistema público, de distribuição de recursos e interferem em setores sensíveis da economia como indústria, serviços e agronegócios. São propostas polêmicas, como a desestatização da Eletrobras, que exigem habilidade de negociação e garantia de votos.

sábado, 25 de janeiro de 2020

Morre ex presidente da Câmara Federal


Ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS) teve uma parada cardiorrespiratóriaMorreu na noite desta sexta-feira (24), aos 84 anos, o ex-deputado Ibsen Pinheiro (MDB-RS). Ibsen foi presidente da Câmara dos Deputados entre 1991 e 1993, quando conduziu o início do processo de impeachment do então presidente Fernando Collor, em 1992.
O ex-deputado fazia tratamento de saúde no Hospital Dom Vicente Scherer, na Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre, quando teve uma parada cardiorrespiratória. O velório será realizado na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, até às 16h deste sábado (25).
Nascido em São Borja em 5 de julho de 1935, Ibsen foi deputado federal por quatro mandatos, de 1983 a 2011, sempre pelo PMDB.

Como deputado constituinte (1987), ajudou a elaborar a atual Constituição
O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lamentou a morte de Ibsen Pinheiro. Em mensgem no Twitter, Maia afirmou que Ibsen presidiu a Câmara “com muita seriedade, num dos momentos mais importantes da democracia brasileira”.  Em outra postagem, Maia disse que Ibsen foi um um exemplo para ele. “Tive a oportunidade de conviver e aprender muito com ele. 
Perdemos um homem público diferenciado.”
*Com Agência Brasil

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Moro elogia suspensão de juiz de garantias determinada por Fux


Gabriel Biló/Estadão ConteúdoO ministro da Justiça, Sergio Moro 
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, elogiou a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender por tempo indeterminado a aplicação da figura do juiz de garantias.

A decisão foi dada nesta terça-feira (22) após o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, ter determinado a suspensão da aplicação por 180 dias.
Em seguida, o ministro elogiou a atuação de Fux diante do caso. “Cumpre, portanto, elogiar a decisão do Ministro Fux suspendendo, no ponto, a Lei 13.964/2019. Não se trata simplesmente de ser contra ou a favor do juiz de garantias.”

Sempre disse que era, com todo respeito, contra a introdução do juiz de garantias no projeto anticrime. Cumpre, portanto, elogiar a decisão do Min Fux suspendendo, no ponto, a Lei 13.964/2019.Não se trata simplesmente de ser contra ou a favor do juiz de garantias. Uma mudança ..

Moro também esclareceu alguns motivos para ser contrário à aplicação da medida afirmando que “uma mudança estrutural da Justiça brasileira demanda grande estudo e reflexão” e “não pode ser feita de inopino”.
Ele ainda elogiou o possibilidade de realização de audiências públicas para discussão do caso. “Complicado ainda exigir que o Judiciário corrija omissões ou imperfeições de texto recém aprovado, como se fosse legislador positivo. Excelente ainda a ideia de realização de audiências públicas na ação perante o STF, o que na prática convida a todos para melhor debate.”
A figura do juiz de garantias foi incluída no chamado pacote anticrime apresentado ao Congresso no ano passado e amplamente alterado pelos parlamentares

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Com união PDT-DEM, Rodrigo Maia deve ser vice de Ciro Gomes em 2022





Para a Prefeitura de Fortaleza, Moroni pode continuar como vice do candidato dos FGs
Ciro Gomes   E Rodrigo Maia


PDT e DEM estarão unidos em pelo menos em três municípios nas eleições 2020: 
Fortaleza, Salvador e São Luís.
Em Fortaleza muitos apostam, que o candidato dos FGs será José Sarto, presidente da Assembleia e deve continuar tendo como vice Moroni Torgan, do Democratas


No âmbito nacional, para as Eleições 2022, Ciro Gomes (PDT), se continuar com o sonho de ser presidente, também deve ter um vice do DEM:
o mais provável é que o nome seja do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

O FG já teceu diversos elogios ao desempenho do deputado.

Em tempo

Os FGs entraram de verdade no jogo sucessório com essa aliança.


Confira matéria na Folha de São Paulo.


domingo, 19 de janeiro de 2020

Aterro sanitário em ritmo lento, mesmo depois que o gevernador Camilo Santana tomou a frente


O Governo do Estado vai tomar a frente para resolver o problema dos lixões nos municípios.

Os gestores têm até 2021 para se adequar à Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê a extinção dos lixões.

 Mesmo fora do comando das prefeituras, os gestores podem ser responsabilizados pela não implantação de alternativas sustentáveis que encerrem com o atual modelo, sob pena de improbidade administrativa.

O alívio veio no dia 12, com o anúncio do Governo de que vai lançar 103 Planos de Coletas Seletivas, com 81 Planos de Recuperação de Áreas Degradadas e 11 Planos Regionais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, os aterros consorciados. Vai ajudar na saúde da população e na redução do estresse dos prefeitos.

A situação no Cariri
O único município do Cariri a cumprir as determinações da Lei dos Resíduos Sólidos é Brejo Santo. Méritos ao ex-prefeito e deputado estadual eleito Guilherme Landim (PDT), que a cerca de 5 anos, implantou no município um aterro sanitário.

Recentemente, os nove municípios da Região Metropolitana do Cariri e mais Altaneira, se organizaram para dar início a discussão sobre uma solução para extinguir os lixões. O primeiro debate, realizado no Crato, teria motivado o Governo do Estado a anunciar o plano conjunto para o Estado.

A parceria acontecerá com Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), Associação dos Gestores Ambientais (Agace), Associações dos Municípios (Aprece) e secretarias municipais. No Cariri, já existe disputa para a implantação dos aterros consorciados.

 Em tempos de crise tudo é geração de emprego e renda.

Com Madson Wagner

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

‘Nossos intelectuais toleraram corrupção explícita’, diz ex-ministro do PT

Em livro, Cristovam Buarque diz que governos Lula e Dilma deixaram o Estado ser capturado por empreiteiras, políticos, sindicatos e servidores públicos
Por Hugo Marques - 26 nov 2019

O título do novo livro do ex-senador Cristovam Buarque diz tudo: Por que falhamos – O Brasil de 1992 a 2018. E diz tudo na primeira pessoa do plural: nós. 
Cristovam propõe uma autocrítica em nome da esquerda brasileira. Ele foi do PT por 15 anos, chegou a ser governador do Distrito Federal, e só saiu do partido em 2005, depois de ser defenestrado do Ministério da Educação pelo presidente Lula. Ele então passou pelo PDT e hoje está no PPS.
No livro, Cristovam aponta 24 erros dos governos que se diziam “de orientação progressista e democrática”. Um dos focos do livro é o sexto erro, um capítulo que se chama: Permitimos o domínio da corrupção. 
Para Cristovam, quem mais tinha a função de pensar era quem mais deixava tudo acontecer. “Nossos intelectuais toleraram de maneira subserviente a corrupção explícita”, escreve o professor. Numa conversa com VEJA, ele acrescenta vários exemplos dessa subserviência: “Deixamos construir um estádio de 2 bilhões de reais (Estádio Mané Garrincha, em Brasília, erguido durante o governo do petista Agnelo Queiroz) e as universidades não fizeram nenhum protesto contra a corrupção”.
As críticas mais fortes são direcionadas a Lula e ao PT, principalmente durante as eleições de 2018, quando o ex-presidente, já condenado, insistiu em ser candidato à Presidência. “A amarra aos líderes foi uma das principais causas da nossa derrota em 2018”, diz Cristovam no livro. “Para proteger nossos líderes, subestimamos a corrupção diante da qual fomos omissos, sem acusar, julgar, punir nem ao menos criticar os responsáveis pela cobrança de propinas, depredação de estatais e de fundos de pensões”.
Cristovam chama a atenção para o título do 11º erro destacado no livro: Adotamos o culto à personalidade. “Eu digo que cometemos tantos erros que um dos nossos líderes foi preso pela corrupção”, diz o ex-senador a VEJA. “Critico o culto à personalidade, isso nos obscureceu a mente, ninguém consegue criticar Lula, caímos no messianismo”.
Para o ex-senador, a esquerda brasileira passou a criar falsas narrativas e a defendê-las. “Um dos nossos erros é criar falsas narrativas e acreditarmos nelas”, diz. Ele cita dois exemplos: A narrativa que o Bolsa Família levou 30 milhões para a classe média e que o Ciência sem Fronteiras ia promover o desenvolvimento científico do país. Para ele, essas falsas narrativas — ou mentiras — são uma forma de ocultar os problemas. “As cotas ajudam a pular o muro, e não a derrubar o muro”, diz ele.
Cristovam deixa claro que a tática dos partidos de esquerda entregou a eleição para Bolsonaro: “Ele não ganhou, nós perdemos, porque ficamos sem projetos que seduzissem os eleitores”. 
O livro vai ser lançado na semana que vem, mas o autor já começou a receber reclamações de acadêmicos. “Muitos amigos meus disseram que não aceitam o ‘nós’, que quem errou foi Lula, que quem errou foi Dilma sozinha”, 
diz o ex-ministro a revista Veja.

sábado, 11 de janeiro de 2020

Acordo sobre Transposição do São Francisco está próximo de conclusão

11 de janeiro de 2020


A previsão é que as águas da transposição cheguem ao Ceará ao final da quadra invernosa (Foto: Fábio Lima)
O acordo para que o Governo do Ceará pague pelas águas da Transposição do rio São Francisco está próximo de ser concluído. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, além do Ceará, os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte devem assinar o documento em breve.

O titular da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Francisco José Coelho Teixeira, destacou que as conversas estão ocorrendo há bastante tempo e que existe uma convergência entre estados e União a respeito do acordo. 

"Resta um encerramento, por meio de conversas finais entre o ministro e os governadores, mas ambas as partes têm consciência de que a sustentabilidade operacional do sistema precisa ser alcançada logo, para beneficiar a população", comenta.

Sobre o modelo tarifário, Teixeira explicou que existe uma parte fixa e outra variável. 

"Os valores podem variar de ano para ano, se nossos reservatórios estiverem cheios, a demanda de água diminui e pagaremos apenas uma parte fixa. Estamos buscando um entendimento sobre valores de energia, escalonamento das cobranças e quando ela, de fato, começa", comenta o titular da SRH, explicando que há uma tendência de que o Ceará pague o maior percentual. Isso porque é o estado deverá ter a maior população beneficiada. Segundo o secretário, o valor funcionará conforme a locação da água e suas demandas.

De acordo com o deputado estadual Guilherme Landim (PDT), presidente da Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Transposição do Rio São Francisco, do custo total (R$ 600 milhões) estimado pela União, quando as obras estiverem operando 100%, o Ceará deve arcar com a metade. 

"Os estados pagarão diante da demanda que vão solicitar, por isso cerca da metade ficaria para o Ceará pagar, pois hoje é quem mais solicitou", afirma.

O parlamentar explica que o Governo Federal criou uma Câmara de Conciliação para discutir, com representantes dos estados, valores de despesas que envolvem operacionalização, manutenção, pagamento de funcionários, dentre outras. 

"O Ceará só pagará pela água quando ela chegar, mas ainda não há um prazo definido para isso, já que o contrato sequer foi assinado", finaliza, alertando para a necessidade de uma preocupação das partes envolvidas com os valores que serão repassados para o consumidor final.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que existem duas tarifas para a prestação do serviço de transporte de água bruta do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). A tarifa de consumo, cobrada proporcionalmente ao volume de água efetivamente retirado pelas operadoras estaduais nos pontos de entrega e a tarifa de disponibilidade, que se refere à cobrança para cobrir a parcela fixa dos custos decorrentes da operação, como manutenção da infraestrutura, cobrança pelo uso de recursos hídricos da bacia do São Francisco e gastos fixos com energia elétrica, que serão cobrados independente do bombeamento de água.

Com informações portal O Povo Online


sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Partidos se mobilizam em busca de reeleições

10 de janeiro de 2020


Com o intuito de se manter nas prefeituras nas quais ocupam atualmente o poder, partidos políticos se mobilizam nas articulações das recandidaturas dos atuais gestores. Tudo para, nas urnas, obter o recall positivo diante do eleitorado. 

As legendas correm contra o tempo para arregimentar atuais prefeitos para suas fileiras, visto que, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), elas têm até 3 de abril para registrar os novos filiados para a eleição de outubro. Além disso, os partidos fazem as contas da quantidade de municípios em que buscarão seguir no poder por mais quatro anos de mandato.

Segundo o presidente do PT no Ceará, Antônio Filho, o Conin, o partido vai tentar a renovação de mandato de todos os sete candidatos aptos a reeleição. O intuito também é manter as 14 prefeituras geridas pela legenda atualmente e conquistar lideranças em outros municípios. "Nós estamos trabalhando para reeleger todos os atuais. O povo já viu como o PT governa e agora isso está nos favorecendo", destaca.

Entre os nomes cotados do PT para reeleições estão os dos prefeitos Afonso Tavares (Abaiara), Dariomar Soares (Altaneira), Antônio Saldanha (Barreira) e Ilário Marques (Quixadá). Segundo Conin, outra estratégia do partido é recuperar os municípios já governados em outras épocas, o que inclui grandes colégios eleitorais. "Vamos disputar municípios importantes geopoliticamente, como é o caso de Iguatu, onde vamos filiar a ex-deputada estadual Mirian Sobreira; Morada Nova, onde já governamos; e Crateús, onde a mais cotada é a vereadora Janaína Farias", complementa.

Para o presidente do PSDB no Ceará, o ex-senador Luiz Pontes, até o momento, a legenda garante a pretensão de colocar na disputa seis dos 12 prefeitos aptos a recandidatura. Dentre alguns estão os prefeitos João Muniz (Cruz), Luiz Claudenilton (Deputado Irapuan Pinheiro), Francisco César (Horizonte) e João Barroso (Itapipoca).

"Os que estão aptos vamos tentar reeleição. Vamos procurar o maior número possível de recandidaturas e lançar nomes nos principais municípios, como Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza", revela, acrescentando que o intuito principal é reunir candidaturas "realmente alinhadas" ao pensamento do partido.

"Infelizmente, acontece que o prefeito se elege e vai atrás do poder, por isso estamos procurando prefeitos que se mantenham próximos, estamos trabalhando muito nesse sentido", ressalta. Ele afirma buscar uma renovação de chefes do executivo municipal. "O que tem no Interior é uma safra que não é boa. Nós queremos discutir nesses municípios qual é o nome mais viável que poderíamos consolidar", completa.

Partido com o maior número de prefeituras no Ceará (51), o PDT projeta ter atualmente 35 pré-candidatos para eleições majoritárias em outubro. No entanto, a sigla não informou quantos destes são para reeleições. Recentemente, o partido liderado pelos Ferreira Gomes, trouxe o senador licenciado Cid Gomes para o seu comando estadual. O intuito — pelo menos o declarado publicamente —, é trazer a força política do ex-governador para abocanhar o maior número possível de prefeituras no Interior.

Quem também recentemente fez movimento de ofensiva foi o PSD. O partido liderado pelo clã de Domingos Filho, Domingos Neto e Patrícia Aguiar trouxe para si prefeitos de municípios estratégicos, como Caucaia (Naumi Amorim) e Pacatuba (Carlomano Marques). O objetivo é manter e ampliar as atuais 22 prefeituras geridas pelo partido.

Com informações portal O Povo Online

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

TSE admite reorganizar seções se não comprar novas urnas

9 de janeiro de 2020


O secretário de tecnologia da informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, admitiu ontem que a Corte trabalha com um "plano B" em caso de fracasso da licitação milionária para compra de novas urnas eletrônicas. De acordo com Janino, o TSE possui um plano de contingenciamento que prevê inclusive a possibilidade de nenhuma nova urna ser adquirida neste ano.

Na prática, se esse cenário se confirmar, a Justiça Eleitoral teria de reduzir o número de seções eleitorais e aumentar o número de eleitores que utilizam cada urna reaproveitada das últimas eleições. Ou seja, mais gente teria de votar em cada equipamento eletrônico, o que pode provocar filas nas eleições municipais deste ano, entre outubro e novembro.

"Temos de trabalhar com todas as hipóteses, então sempre consideramos a pior delas para o desenvolvimento de um plano de contingência. Vamos fazer toda uma estratégia de que, apesar disso, não tenha prejuízo para o eleitor, não haja filas", disse Janino a jornalistas, depois da sessão extraordinária convocada às pressas pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, durante as férias dos magistrados.

A estratégia de otimização é utilizar o máximo de cada equipamento e colocar o máximo possível de eleitores em cada urna. "A ideia é de fazer essa adequação no âmbito de local de votação. Tem a escola A, por exemplo. Dentro dessa escola, vamos redistribuir os eleitores, desativando algumas seções, distribuindo eleitores em outras seções para que cada uma delas tenha o máximo de eleitores possíveis para votação."

Por unanimidade, o TSE decidiu ontem dar uma nova chance para que as duas empresas concorrentes da licitação para a compra das novas urnas eletrônicas a serem utilizadas na campanha municipal de 2020 corrijam falhas apresentadas até aqui. As duas empresas que se inscreveram no certame - a Positivo e um consórcio formado pela Smartmatic e Diebold - já foram desclassificadas por não atenderem aos requisitos técnicos exigidos. Ambas ganharam um prazo extra de oito dias para corrigirem as falhas e apresentarem um novo modelo a ser testado pelo tribunal.

A licitação previa originalmente a aquisição de até 180 mil novas urnas, com um teto de gastos estimado em R$ 696,5 milhões. Em resposta enviada à reportagem na última segunda-feira, 6, o tribunal havia informado que esperava comprar 100 mil novos equipamentos. Agora, o TSE trabalha com um cenário de 60 mil urnas, informou Janino.

Segundo ele, o fato de a campanha de 2020 girar em torno da disputa municipal facilita a implantação desse "plano B". Isso porque, desta vez, eleitores escolherão apenas dois candidatos — um vereador e um prefeito —, com tempo de votação inferior ao das eleições gerais, quando os brasileiros elegem até seis nomes — deputado estadual, deputado federal, senador (um ou dois, dependendo do pleito), governador e presidente da República. 

Com informações portal O Povo Online